Abrigo do Marinheiro

Ação Social | Departamento Voluntárias Cisne Branco

O Departamento Voluntárias Cisne Branco é um segmento do Abrigo do Marinheiro criado para promover projetos e ações sociais de apoio à Família Naval. Implantando em 2008, a partir da iniciativa de esposas de Oficiais da Marinha do Brasil, o departamento vem desenvolvendo belos trabalhos em diversos locais do Brasil, através de suas seccionais regionais.

Em São Pedro da Aldeia o grupo de Voluntárias Cisne Branco desenvolve atividades dentro e fora da Vila dos Oficiais, promovendo projetos e ações sociais com o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha.

Tratando-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, o Departamento Voluntárias Cisne Branco conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários para dar segmento a sua iniciativas sociais.

Principais Atividades Desenvolvidas
Macega em Ação

Prática de exercícios físicos, desenvolvidos ao ar livre, coordenado por servidor civil e educador físico voluntário, no Espaço Blumenau do C.R. Gaivota.

Projeto A Força do Artesanato

Oportunidade de complementação da renda familiar com a venda de produtos artesanais em box cedido pela Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia e participação em eventos como festa julina ARES CPC, Âncora Social e outros.

Projeto Casa de Música

Ensino teórico e prático de música a crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 18 anos. As aulas são ministradas na Casa de Música localizada próximo ao auditório da Força Aeronaval.

Coral Sheila Royo Soares de Moura

Ministração de aulas de canto e apresentações do coral em diversos eventos sociais.

Projeto Esporte na Vila

Aulas de vôlei ministradas na Vila Naval das Praças, por militar e educador físico voluntário.

Projeto Obra do Berço

Entrega de bolsa personalizada a Cabos, Marinheiros e Soldados com alguns itens para compor o enxoval do bebê.

Projeto Costura Criativa

Aulas básicas de costura na Sala das VCB, com a confecção de peças diversas, como carteiras, necessaire, panos de prato, dentre outros, na condução de uma artesã voluntária.

Doação de fraldas infantis e geriátricas

O departamento cuida da coleta e da destinação de fraldas infantis e geriátricas para doação, visando atender as solicitações que aumentam anualmente neste sentido.

Projeto Escola de Postura

Prática de exercícios físicos posturais, sob os cuidados e supervisão de uma fisioterapeuta voluntária, especializada em pilates, realizado no Espaço Blumenau do C.R. Gaivota.

Projeto Cine Macega

Promover momentos de cultura e entretenimento para a Família Naval com a exibição de filmes infantis no auditório do Comando da Força Aeronaval.

Projeto Luz em Cena

Aulas de teatro ministradas uma vez por ano, num período de 5 meses, no auditório do Comando da Força Aeronaval com a culminância de uma apresentação teatral ao final do curso.

Curso Livre de Cuidador de Idosos

Uma vez por ano, num período de 3 meses, o curso prepara os alunos para atender os idosos das respectivas famílias, bem como proporciona uma perspectiva de um futuro trabalho. É realizado por uma Enfermeira voluntária e uma Gerontóloga, no auditório da Força Aeronaval.

Oficinas de Artesanato

São realizadas ao longo do ano, próximo a datas festivas, a fim de contribuir para a complementação da renda familiar e elevar a autoestima.

Voluntárias Cisne Branco

Contatos:
Tel.: (22) 2621-4127
Site: www.vcb.org.br
E-mail: voluntarias@foraer.mar.mil.br
Endereço:
Rua Comandante Ituriel, S/N - Fluminense - Anexo ao lado do Auditório do ComForAerNav
São Pedro da Aldeia – RJ
CEP 28940-000
Exibir Mapa Ampliado
Abrigo do Marinheiro
Rua Comte. Ituriel, s/nº, Fluminense – COMFORAERNAV
São Pedro da Aldeia – RJ
Tel.: (22) 2621-4360 - Tesouraria
(22) 2621-4102 - Clube Recreativo CPC
(22) 2621-4067 - Clube Recreativo Gaivota
(22) 2621-4151 - EACR
0800-02-5012

E-mail: abrigospa@foraer.mar.mil.br
Desenvolvido por NPI Brasil